sábado, 24 de julho de 2010

Breakfast at Tiffany's

Como boa cinéfila que sou, sempre busquei assistir a maior quantidade de filmes que fossem possíveis dentro do tempo que tenho disponível. Não diria que tenho um estilo preferido, mas posso colocar que a indústria de cinema norte-americana nunca me atraiu tanto quanto o circuito alternativo de cinema. Entretanto, adoro assistir os filmes que hoje em dia chamamos de "clássicos", e finalmente decidi assistir o tão comentado "Bonequinha de Luxo".

"Bonequinha de Luxo" é tipicamente norte-americano, só que passado em outros tempos. Apesar de ser obviamente um filme sem grande profundidade, ele consegue trazer para quem o assiste uma incrível nostalgia, em muito ajudada pela esperta escolha escolha da música tema, que é "moon river". Faz pensar no charme que as coisas perderam, no romantismo que não existe mais.

O filme consegue tratar de temas pesados como a prostituição e interesses de um modo leve. Truman Capote ao escrever este romance prezou basicamente pela beleza e leveza. Realmente incrível.

Acredito que expor essa opinião só mostra o quanto não devemos ser tão reacionários com nós mesmos, que podemos e devemos quebrar certos preconceitos para enfim podermos apreciar as boas coisas, mesmo que a primeira vista elas não se encaixem no que pré-estabelecemos como sendo nosso padrão.

Aqui vai o trailer original do filme, deliciosamente bucólico, apesar de se passar na velha Nova York dos anos 60.



Nenhum comentário: